Internação e Acomodação do Hospital Sapopemba

Olá meus queridos!

  Hoje estamos aqui para contar como foi a nossa estadia/internação e o início da recuperação do parto que fizemos no Hospital Sapopemba em São Paulo.

  Bom, como disse no post anterior o Davi nasceu as 23:45h do dia 12 de Novembro de 2016, medindo 50,5 cm e pesando 3,485Kg. Ficamos na sala do pré parto até aproximadamente 3:30h da manhã em observação até liberarem nossa internação na maternidade. No momento de fazer a remoção (sair da cama e ir para a maca) minha pressão caiu rapidamente e eu desmaiei. Talvez por eu estar há mais de 24 horas sem me alimentar, talvez por eu ter dormido somente 2:30h nas últimas 50 horas, talvez por eu ter perdido muito sangue durante o trabalho de parto ( a cada contração meu útero soltava uma bola de sangue) ou talvez por todos esses fatos juntos, na hora de remover para a maternidade eu simplesmente apaguei. Tivemos que voltar para a sala do pré-parto, todos ficaram muito apreensivos e me colocaram no soro para ver se minha pressão voltava ao normal, eu acordei porém minha pressão não saiu dos 5/9 até a hora do almoço do dia seguinte.
  As 5:15h pudemos ir para o quarto da maternidade, em cada quarto ficam somente duas mães e o acompanhante é a escolha da gestante. Não foi necessário registrar uma carta na área da ouvidoria do hospital, nem apresentar a lei para conseguir o acompanhamento do meu marido. O quarto possuía duas poltronas para os dois acompanhantes, as poltronas reclinavam 180º (mais confortáveis do que muitas acomodações para acompanhantes em hospitais particulares que eu já estive) e o acompanhante tem direito a café da manhã almoço e janta. Vou dizer para vocês que a comida do acompanhante é bem melhor do que a de quem está internado e que é um super rango.






  No quarto o Davi ficou o tempo todo conosco do nosso lado, perto do horário do almoço a auxiliar de enfermagem veio dar o primeiro banho do Davi para nos ensinar. Eles nos deram um vidro de alcool 70º para a higienização do cordão umbilical, fraldas descartáveis (quantas fossem necessárias), cotonetes, gaze, sabonete neutro de glicerina, algodão e absorvente. Fiquei bem impressionada pois não esperava ganhar nada, tinha levado tudo de casa e fiquei muito surpresa quando fui presenteada com todo esse suporte.


  Para o Hospital Público não é permitido o uso de chupeta, mamadeira, bico para seios, pomada cicatrizante para os seios ou qualquer outro artifício que entende-se que possa prejudicar a amamentação. Para mim foi bem difícil o Davi era bem chorão e queria ficar o tempo todo no peito e eu queria muito uma chupeta para poder dormir. No hospital não é permitido dormir com o bebê na cama, é necessário colocá-lo para dormir no bercinho, porém, após uma noite sem dormir, pois eu tirava o Davi do peito ele começava a chorar sem parar e nem eu, nem as outras mães conseguiam dormir, permitiram que eu dormisse com ele para ele ficar no peito e eu descansar um pouco.



  No hospital o Davi teve sua consulta com um oftalmo, um otorrino, um cardiologista e o pediatra de rotina, essa rotina não é adotada em todos os hospitais da rede pública, pelo menos aqui em Mairiporã não é. Lá fizeram exames e testes para cada especialidade mencionada das quais o Davi estava perfeito em tudo. O Davi recebeu as duas primeiras vacinas no primeiro dia de vida e eu recebi uma injeção para prevenir a anemia, no último dia colheram também o sangue para fazer o teste do pezinho e o resultado eu pude pegar pela internet.


  O horário de visitas de lá é das 10:00h às 18:00hs (se não me engano), é um horário bem extenso comparado ao horário praticado pela grande maioria dos hospitais públicos que normalmente tem somente 0:30h de visita por dia. Se tivéssemos ficado no Hospital da Cachoeirinha a Bianca não poderia nos visitar, pois somente são aceitas crianças acima de 12 anos de idade, no Sapopemba crianças a partir de 2 anos são autorizadas a fazer visitas.


  Vou listar abaixo todos os pontos positivos da área de maternidade do Sapopemba em relação aos outros hospitais públicos de São Paulo (conforme minha pesquisa).

1.   Sala de pré-parto individual e humanizado;
2.   Não precisa brigar com o hospital para ficar com o acompanhante de sua vontade no pre-parto, durante o parto e no pós-parto;
3.   Comida de excelente qualidade;
4.   Atendimento caloroso e gentil;
5.   Horário de visita extenso;
6.   Somente 2 mães por quarto;
7.   Recebemos a visita de fono, otorrino e pediatra;
8.   Crianças a partir de 2 anos podem entrar para visitar;
9.   Acomodação para acompanhante confortável;
10. Bebê não sai do seu lado;
11. Amamentar na primeira hora de vida.
12. Dão muitos suprimentos (fralda, cotonete, gaze, álcool, absorvente, sabonete)

Seguem abaixo os pontos negativos:

1.   Não possui estacionamento;
2.   A parturiente não pode escolher a posição que quer parir;
3.   Não disponibilizam local para o acompanhante tomar banho;
4.   Não aguardam o cordão parar de pulsar para cortar;
5.   O processo de alta é demorado.

  Bom, como podem ver, os pontos positivos suprem em muitos os pontos negativos. O hospital Sapopemba foi uma ótima surpresa para nós. Atentem que o relato não se trata da casa de parto Sapopemba (eu bem que queria ter parido lá, mas como tive uma cesária antes eles não podem receber, ainda que o risco seja baixo, há um risco e, quando há risco eles não podem atender) e sim do Hospital Estadual Sapopemba.

Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que ficaremos muito felizes em ajudar como pudermos! Beijo grande e que Deus abençoe!

Comentários

  1. Oi, gostei muito do seu artigo, me ajudou a escolher o hospital para ganhar a minha bebê que nasce em agosto, confesso que to morrendo de medo pq queria muito uma cesária, mas o meu convênio ainda está na carência, mas enfim, me tira uma dúvida o que vc levou na mala do bebê para a maternidade? To perdida no que levar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine!
      Que bom que te ajudei de alguma forma! Teria sido bem mais fácil pra mim se houvessem mais relatos de parto a respeito da rede pública. Eu tive um parto cesário e um normal e posso te garantir que o parto normal é mil vezes melhor do que o cesário. Não se preocupe se você for ganhar no Sapopemba estará muito bem amparada.
      Bom, na minha bolsa de maternidade eu levei muita coisa, vou listar aqui o que eu acho necessário de verdade:
      Para a mamãe:
      - Duas camisolas com abertura para facilitar a amamentação
      - Um penhoar (para você poder caminhar confortavelmente)
      - Sutiã de amamentação (eu levei somente 1 mas acho melhor levar 2)
      - 4 ou 5 calcinhas grandes e confortáveis (de algodão de preferência)
      - Chinelo
      - Shampoo, condicionador e sabonete de sua preferência (pois do hospital é aqueles de erva doce glicerinado)
      - Roupa para sair do hospital.
      Obs. Eu levei absorvente íntimo noturno, mas o hospital te dá absorventes todos os dias também).


      Para o bebê?
      - 6 a 8 trocas de roupas (6 bodies, 6 mijões e 6 macacões) de acordo com a estação que ele nascerá, como é pra Agosto, melhor levar tudo de inverno. Eu levei 3 RNs, mas meu bebê não conseguiu usar, então fique de olho no calculo previsto para o tamanho dele, dependendo leve somente P)
      - 2 touquinhas
      - 1 manta
      - 1 cobertor
      - de 4 a 6 fraldas de pano
      - de 4 a 6 paninhos de boca
      - 6 pares de meia
      - 6 luvinhas (pois eles se arranham)
      - Shampoo
      - Sabonete liquido
      - Lenço umedecido
      - Pomada
      Obs. Eu levei fraldas de casa pois eu havia ganhado fraldas RN e preferi usar as minhas, mas o hospital te dá fraldas todos os dias também, assim como gaze, alcool para higienização do cordão umbilical, cotonetes e algodão.

      Qualquer dúvida que tenha restado fique a vontade, prometo que responderei mais rápido desta vez!

      Beijos

      Excluir
  2. Oi querida, me ajudou muito seu relato! Estou procurando maternidades já, e estou bem ansiosa, e com um pouco de medo também, pois li muitos relatos de mulheres que sofreram violência obstetrica,e queria que o parto fosse bem tranquilo, você que teve normal, lá eles aplicam alguma anestesia? Ou indução de parto, ocitocina, etc. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olpa Katherine! Fico feliz em ajudar de alguma forma algumas maezinhas. Em mim não houve anestesia peridural, aplicaram somente uma anestesia local para a episio, mas eles não iam fazer não, era pra ser um parto natural, mas como eu já estava há muito tempo na expulsão e cansada demais das horas de parto que eu sofri, estava fraca e não tinha forças suficiente para que o bebê passasse e lacerasse sozinho, então, elas fizeram a episio, e eu achei que foi necessário realmente. Sim, chegaram a me colocar na ocitocina mas quando pedi para tirarem, elas tiraram, só ligaram no momento da expulsão e nesse momento eu achei que foi realmente essencial a ocitocina. Se eu engravidasse novamente iria ganhar meu bebê lá sem pensar duas vezes, a equipe foi maravilhosa, a acomodação super limpinha, as enfermeiras todas muito atenciosas. Se você planeja um parto natural lá é um ótimo lugar para se ter!

      Excluir
  3. Muito bom ver seu relato aqui. Eu estava em uma dúvida imensa sobre o vila Alpina ou o Sapopemba, mas só por poder ficar com um acompanhante acho q decidi pelo Sapopemba. Há algum problema o pai do bebê ficar junto no quarto? Por causa da outra paciente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréia, me desculpe a demora em responder, não sei se ainda será útil, mas talvez ajude alguma outra maezinha né... No meu caso não tive nenhum problema, dividimos o quarto com outra mãe, mas tive sorte de ter uma pessoa super agradável por isso, não tivemos nenhuma dificuldade. Claro que fizemos a nossa parte em termos de boa educação e de organização, mas foi muito tranquilo. Estávamos lá focados um no outro e no nosso príncipe.

      Excluir
  4. Bom dia flor, adorei sua postagem... eu tive meu primeiro filho no hospital São Mateus e sofri demais para ter um bb de 4.260kg e 53 cm já 4 anos atrás e hoje estou grávida novamente e meu medo novamente é o parto (um medo pior do q o q tive na primeira gestação ja q agora já sei qual é a dor rs) enfim, minha pergunta é se eles aplicaram alguma anestesia em vc a peridural ou alguma outra anestesia para aliviar a dor DO parto ?? Pq virou lei desde 2015 q no portal normal se a mãe pedir eles têm q dar anaestesia e eu não sei se no hospital sapopemba eles cumprem essa lei (pq sei q muitos hospitais a negam a aplicar) e tbm queria saber se o acompanhante pôde dormir no hospital com vc ou não pelo fato de ter mais mulher no quarto ? Pq esse foi um ponto q nao gostei do hospital sao mateus pq la acompanhante homem não pode dormir devido ter no total 4 nada no quarto... Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Me desculpe a demora na resposta mas eu não pedi anestesia, eu queria o parto natural cheguei a gritar pedindo por uma cesarea, que obviamente não foi atendida, mas creio que eles não administram peridural por ser um hospital com tratamento humanizado para parto, acredito que em outros hospitais com outras diretrizes até apliquem, mas no Sapopemba por ter essa característica mais humanizada creio que não apliquem não. Não tive problema nenhum em ficar com meu esposo no quarto, ele dormiu comigo lá a unica coisa é que as vezes precisava sair para algum procedimento com a outra paciente, mas foi bem tranquilo. A parte ruim é que o acompanhante não pode tomar banho dentro do hospital, tadinho, ele sofreu com isso... Mas foi uma experiência maravilhosa!

      Excluir
  5. Ola Dayse, tudo bem? Teu relato de parto fez muito bem pra mim e qdo eu li que vc era de Mairiporã também, puxa.. Acho que foi um sinal de Deus. Sou de Mairiporã também, embora esteja morando agora na Tanzânia, um país africano. Vou pro Brasil agora em Julho para meu parto e será pelo SUS, ou seja, a princípio será parto normal...o que me apavora te confesso...kkk. Não sabia que o hospital Sapopemba era referência em parto humanizado. Chegando em SP quero ir conhece-lo. Minha dúvida é a seguinte: Vc teve algum problema em conseguir se internar lá por ser de outra cidade? Sempre achei que no SUS precisasse respeitar a regionalização, ou seja, internar somente pessoas da região do hospital. Grande bj

    ResponderExcluir
  6. Oiii, gostei do seu relato estava com muitas duvdúvi de onde ir..
    Mas gastaria de saber, vc disse que demora a alta.. quanto tempo mais ou menos, pq pra um parto normal o recomendado é 48hrs se estiver tudo bem. Vc pode tirar minha dúvida? Estou com previsao de parto até 11/07/2018

    ResponderExcluir
  7. Oi, adorei seu relato, queria muito meu marido no quarto comigo, sabe dizer se a alimentação para ele é em algum refeitório ou no quarto mesmo ?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Tive minha primeira filha no hospital Sapopemba e esse meu bebê também vou ter lá também, que é o hospital de referência da are a onde estou. Na época, em 2012 davam tudo pra mãe usar no bebê, fraldas, algodão pra limpar depois de trocar a fralda, álcool 70% para limpar o umbigo, sabonete e absorvente ou fralda para a mãe, além de toalha para tomar banho. Mas não sabia se estavam dando ainda, tanto, que já arrumei a mala do meu bebê e coloquei fraldas e os produtos de higiene pra ele. Bom saber que ainda estão dando. Não tive do que reclamar de lá também. Só não sabia que criança podia fazer visitas, pois fiquei com medo da minha filha que tem 6 aninhos não poder ir visitar o irmão no hospital. Só que da minha filha tibe que fazer cesária de emergência depois de mais de 12h de trabalho de parto, pq ela sentou.
    Obrigada por seu relato. 😍

    ResponderExcluir
  9. Oi boa noite!
    Estou pra ganhar em abril de 2019, estou muito preocupada com o hospital, será que ainda continua dessa forma que vc teve o seu bb ? Ou mudaram alguma coisa?
    Nós temos direito de pedir pra visitar o hospital antes ?

    ResponderExcluir
  10. Oi o acompanhante pode dormi no hospital porque meu parto tá até dia18/12

    ResponderExcluir
  11. Olá! É a primeira vez que terei meu bebê em um hospital publico. É meu 3 filho, e farei a laqueadura no Sapopemba. Fiquei mais aliviada após ler seu relato. Obrigada. Tem sido meio tensa essa transição pois meus dois filhos tive no mesmo hospital com o mesmo medico, então estava insegura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas